PROJECTOS E ACÇÕES

Formação ALU Guiné-Bissau 2020

A Academia Ubuntu Guiné-Bissau implementou, em parceria com o IPAV, o projecto Academia de Lideres Ubuntu (ALU) – Formação de Jovens e Mulheres em Liderança Política e Habilidades de Consolidação da Paz, financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), através do Fundo de Consolidação da Paz (PBF), no âmbito do projecto “Apoio à participação política de Mulheres e Jovens para a Paz e Desenvolvimento na Guiné-Bissau”.

Rede Ubuntu em resposta ao COVID-19

Em resposta à pandemia do coronavírus, a Academia Ubuntu, Complementou as acções de sensibilização e apoio as comunidades que já vinha desenvolvendo, com a implementação, em parceria com o IPAV, entre os meses de Março a Junho, um projecto de seguimento e sensibilização remota sobre o coronavírus.

Oficinas Ubuntu

Entre os meses de Outubro a Dezembro, a AUGB realizou o denominado Oficinas Ubuntu, um conjunto de oficinas de formação nos dominós da Liderança e Gestão de Conflitos, que decorreram em ciclos de formação de duas sessões por grupos, constituídos por até 60 elementos.

Mobilização de Jovens e Adolescentes nas zonas rurais

A AUGB, respondendo a solicitação da Associação Nacional para o Desenvolvimento Comunitário (ANADEC), realizou sessões de formações nas Regiões de Gabu e Cacheu, no âmbito do projecto Mobilizando Jovens e Adolescentes de zonas rurais para atuarem como líderes no processo de construção de Paz, onde trabalharam com 30 organizações (15 de cada uma das regiões).

Formação dos supervisores técnicos da ONG Vida

Visando o reforço de capacidades dos supervisores técnicos da ONG Vida, os técnicos da Academia Ubuntu Guiné-Bissau (AUGB), Edson Incopté, Lamine Soncó, Saibana Baldé, Paula Camará e Juelma Lhaabai Sá realizaram entre os dias 07 a 10 de Janeiro de 2019, uma formação sobre a liderança servidora, contando com a participação de 25 técnicos e dirigentes, divididos em dois grupos de trabalho, duas sessões para cada  grupo. 

Formação de formadores ubuntu

Com o propósito de intensificar as suas ações, a Academia Ubuntu organizou em Bissau no mês de Maio a formação de formadores para a Academia de Líderes Ubuntu, com o Presidente do IPAV, Rui Marques, para 32 membros da Academia. 

A formação visava a capacitação dos membros da Academia Ubuntu, de forma a abrir o seu leque de formadores disponíveis para assim dar uma melhor resposta às necessidades das organizações e do país em geral, na redefinição do conceito de liderança e promoção dos seus novos modelos.   

Academia Ubuntu Senegal

A Academia Ubuntu Guine-Bissau foi desafiada a acompanhar o presidente do IPAV para a realização da formação Academia de Lideres Ubuntu no Senegal, mais concretamente, na região de Casamansa, de forma a estabelecer uma ponte com aquele país vizinho da Guiné-Bissau. Em sequência, o coordenador da Academia Ubuntu Guiné-Bissau, deslocou-se por dez dias para a respectiva formação no Senegal. Além da formação, a ação visava também a criação da Academia Ubuntu no território senegalês.

 

Formação ALU Guiné-Bissau 2019

Os formadores da AUGB, organizados em quatro grupos de trabalho, realizou quatro sessões de formação de cinco dias, a nível de quatro bairros do Sector Autónomo de Bissau, formando cerca de 200 pessoas a nível de liderança servidora, entre os meses de Julho e Setembro, contando com a celebração do Dia Internacional Nelson Mandela pelo meio, no mês de Julho.